.

.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Encontro com a Ministra das Comunidades de Cabo Verde






O Encontro com a Ministra das Comunidades, Dr.ª Fernanda Fernandes, convocado pela Embaixada de Cabo Verde em Portugal realizou-se na Universidade Lusófona, no Auditório Professor Agostinho da Silva, sita no Campo Grande, Lisboa, onde a AMP esteve representada pelo seu Presidente, Sr. Carlos Frederico e pela secretária da Mesa da Assembleia Geral, Srª Vera Borges.
O encontro constituiu uma oportunidade de contactos com os líderes associativos em Portugal e teve como agenda um ponto único relativo à Emigração Cabo-verdiana em Portugal.
A Ministra das Comunidades na companhia da Embaixadora de Cabo Verde em Portugal, Dr.ª Madalena Neves, presidiram o encontro, onde souberam e muito bem transmitir propostas do Governo no que se refere às políticas de emigração, e também auscultar e trocar informações com os demais presentes.
Foi nos apresentado pelo Director Geral das Comunidades, Mestre Francisco Carvalho a Estratégia Nacional de Emigração e Desenvolvimento (ENED), que tem como objectivo contribuir para o reforço da relação entre a diáspora cabo-verdiana no estrangeiro e o país natal.
A Ministra reconheceu a importância dos emigrantes no desenvolvimento do país, e como tal, a intenção do Ministério das Comunidades é de manter essa relação positiva que existe. Ao longo do encontro, aproveitou para apresentar e explicar a ideia da criação do Conselho de Comunidades, um organismo que permite a maior participação das comunidades emigradas na vida nacional, possibilitando aos emigrantes partilhar as suas propostas e críticas.
A grande parte dos presentes manifestaram-se, e a crítica única foi a falta de comunicação e de apoio por parte do Ministério das Comunidades. A Ministra reconheceu e prometeu trabalhar mais neste sentido, referindo a importância do diálogo e do compromisso, mostrando “bastante abertura” para discutir ideias, dialogar e analisar propostas.
O encontro na nossa avaliação foi muito prolífico, tendo sido analisados algumas linhas de acção com elevada pertinência e potencial para o desenvolvimento nacional. No entanto, acreditamos que, todo diálogo para a melhoria é válido, e a participação das comunidades cabo-verdianas neste processo é de fundamental importância para que as mudanças resultem.
AMP – Associação Maenses em Portugal
Para melhor conhecer a Estratégia Nacional de Emigração e Desenvolvimento (ENED), aceda este link:http://www.mdc.gov.cv/images/pdf/ENED_MDC.pdf

0 comentários:

Enviar um comentário